quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

LÓGICA ILÓGICA - por Cronicando

            Outro dia pela manhã, em um fim de semana qualquer, eu estava visitando meus pais. Como sempre um delicioso café da manhã rodeado das lamentações, onde só variavam as personagens. Tudo com muita expressão entre o dramático e o cômico. Minha família toda é por demais, teatral. Gosto disto, mas pode ser complicado também.

            De repente, sobre a mesa da cozinha, uma brochura contendo desafios de lógica. Eu adoro este tipo de coisa. Sou engenheiro e como tal desfilo pelas exatas em contramão a minha parca veia literária. Adoro números, adoro escrever. Dizem que todo engenheiro escreve em tópicos. Eu, antagônico por natureza, vivo em tópicos. Entre o real e o imaginário. Escrever, escrevo mesmo em alma. Na minha.

            Voltando para os escritos a minha frente, eu me encontrava totalmente à vontade. Rapidamente ia solucionando todo tipo de suposta controvérsia matemática. Até encontrar um desafio que a princípio me pareceu pândego. No entanto, se revelou demasiadamente complexo. Tentava todo tipo de sequência lógica em vão.

            Gostei da dificuldade proporcionada. O único problema foi desviar a atenção da família em um momento que eu era a visita. Já que com pais não precisamos de cerimônia e eu não arredaria o pé, ou melhor, a atenção enquanto não resolvesse a sequência, fiquei por ali. Tentando.

            Como em toda boa família mineira, a reunião se dava na cozinha. Aqui é assim, independente do tamanho dela, ninguém quer estar em outro lugar da casa. E minha mãe adora ver as pessoas se empanturrando das delícias gastronômicas que brotam da sua arte.

            Por ali, digo ali me referindo à questão na qual eu me afundava cada vez mais, passaram meu pai com toda sua tranqüilidade, tia, alguns filhos (tenho quatro). Nada. Ninguém conseguia. Era uma sequência de letras que não fazia sentido algum e eu tinha, por uma questão de honra, que completá-la. Perdi noção do tempo em que me envolvi no problema. Perdi a atenção das pessoas e até a fome.

            Repentinamente, meu filho mais velho, já com treze anos, pergunta:

            - Pai, o que você “tá” fazendo?

            - Tentando desvendar este mistério. Uma lógica ilógica.

            - Deixe-me ver.

            Ele esticou o pescoço se aproximando de mim e começou a ler.

            Enquanto ele se inteira do assunto gostaria de descrever brevemente meu primogênito. Nasceu inquieto e resmungão, foi uma criança extremamente comunicativa, falava pelos pequenos cotovelos, apesar da timidez. Hoje fala pouco (acho que gastou todos os verbos nos tempos pueris), só quando quer e com quem quer. Adolesce meu rapaz.

            Voltando. Ele se manifestou antes mesmos que eu me refizesse para mais uma tentativa.

            - Ah! Já sei. É fácil, pai.

            - Como assim já sabe? – Espantei-me.

            - É muito fácil.

            - Nem vem. Você já sabia a resposta.

            - Nada disto.

            Então, rendendo a sua sagacidade peço que me revele por fim o enigma que me atormentava. Depois do breve desfecho constatei que realmente era simples.

Eu fico impressionado com esta juventude de hoje. As crianças já nascem de olhos abertos. São muito comunicativas e inteligentes. Conseguem fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Eu sou da época de uma amiga minha que diz, “se eu mascar chicletes e andar ao mesmo tempo, caio”.

Por hora, o que caiu foi meu queixo.

4 comentários:

  1. Estamos com nossos neurônios gastos... Deve ser isso. Meu abraço!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, eu comecei a lidar com informática em meados da década de oitenta na empresa onde trabalhava. Hoje, minha filha de 13 anos(só que é a mais nova) me dá aulas e mais aulas de informática. É mole? Abração, Kenny! Paz e bem.

    ResponderExcluir
  3. Com a gente foi tudo mais devagar, curtíamos as coisas sem pressa. Hoje eu continuo fazendo uma coisa de cada vez enquanto eles usam vários canais juntos! Mas não é por isso que acho que são mais inteligentes, não; são ansiosos e aprenderam os 'macetes' com mais facilidade. Coloque um livro nas mãos dos jovens de hoje, ou uma música clássica! Eles têm infarto agudo do miocárdio! rs
    Outros tempos...

    Bjs
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  4. muito bom, mesmo! fiquei pensando qual era o enigma! rsrsrs

    ResponderExcluir