quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

NÃO VOU ME ADAPTAR! – por Su Lucena

Publicado no Recanto das Letras em 25/11/2010
Código do texto: T2636279


Entrava como um vento pelo portão. Vinha deixando as sandálias pelo meio do caminho, porque ai de mim que sujasse a casa com toda aquela poeira que trazia das minhas mulecagens na rua. Tenho dó da orelha que teimava em continuar calçada dentro de casa! E assim era, cada um ia chegando, e organizando sua “amiga” ali onde cabia, bem na porta. E de lá eu já sabia quem estava dentro – essa é da mamãe, essa é da Gabi e essa?

Crescemos com os pés livres. Podíamos andar de rolimã e correr atrás de papagaio sentindo o cascalho grosso, só a mamãe que não gostava muito. Sandália era para fazer as traves do futebol, ou dividir o campo para o rouba-bandeira. As cores e formas nem importavam tanto, mas sempre era engraçado usá-las como luvas de goleiro.

Já crescidos, era educado descalçar os pés para entrar na casa das tias, e mesmo que ela insistisse para não o fazer, você sabia o que tinha que ser feito! Azar o seu se tivesse de tênis, ia ter que sentar na porta para resolver o problema, e se suas meias não estivessem branquinhas, então?

Hoje, ainda temos este costume de pés livres – não mais tão livres, já temos que permanecer calçados para ir ao supermercado e para ir à casa da vizinha pedir açúcar, mas dentro de casa! É onde nossa base física se solta, e respira o arzinho poeirento da nossa cidade quente. Mas você acredita que hoje me disseram que tudo isso é errado? Que o certo é entrar calçado e assim permanecer. Ah, não quero. Obrigada. E você?

Publicado no Recanto das Letras em 25/11/2010
Código do texto: T2636279

Nenhum comentário:

Postar um comentário