quarta-feira, 13 de abril de 2011

BULLYING - por Cronicando

            O país chocou-se com a notícia sangrenta e de extrema infelicidade que aconteceu no Realengo no Rio de Janeiro. Um infeliz, empunhando armas de fogo, entra em uma escola e entre diversos disparos abrevia vidas, sonhos, alegrias, experiências diversas de vários jovens de forma cruel e assustadora.

            A sociedade se volta com compreensiva revolta contra o protagonista da inaceitável ação. No decorrer da apresentação exaustiva por parte da imprensa durante os dias que sucederam o ocorrido, percebemos no perfil do assassino alguém rejeitado pelos colegas daquela mesma escola onde ele havia estudado em outra época. Em voga o “bullying”. Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva.

            Nada justifica a atitude do rapaz que sucumbiu morto no episódio. No entanto nos colocamos a pensar e buscar onde se aloja o crime na mente de um indivíduo e na sociedade. O crime reside onde se vetam o direito de cada um ao essencial para se levar uma vida digna.

            O assassino cometeu vários crimes inaceitáveis. Os colegas dele de outrora também os cometeram de igual monta. Está sendo relatado de boca em boca que ele chegou a ser jogado em lata de lixo e até mesmo a ter sua cabeça colocada em um vaso sanitário sob pressão de descarga. Vale lembrar aqui, que em se tratando de alguém doente, como foi o compreendido juntando as peças do quebra-cabeça entregue pela imprensa, as autoridades governamentais também se incriminam todos os dias negligenciando devida assistência.

            Não estamos aqui para julgar. Nossa intenção com estas linhas flutuantes é convidar o leitor para uma reflexão sincera e profunda. Por quem lutamos? Contra quem? Qual verdadeira objetivo nós sustentamos na nossa existência?

            Hoje, com louvável valor, vemos por todos os lados intentos em recuperar o planeta em que navegamos neste infinito universo. Mas onde está a solução? Isto nos faz lembrar algo que lemos uma vez e não recordamos onde foi. “Quando vamos parar de tentar deixar um planeta melhor para nossas crianças e vamos começar a deixar crianças melhores para nosso planeta?”

            Às vítimas e seus familiares, nossos pesares. Que encontrem forças para seguir vivendo e lutando pela felicidade. A todos que tem nas mãos a oportunidade e a responsabilidade de construir uma personalidade, nossa expectativa e rogativa de esforço no bem.

3 comentários:

  1. Muito bom seu texto, na verdade toda a sociedade tem certa culpa desde a infãncia recebemos adjedivos muitas vezes agressivos, criticas que podem desestruturar qualquer um´... é nem há palavras.

    ResponderExcluir
  2. Não poderia deixar de externar minha surpresa ao ler seu texto... Seu blog está muito bem apresentado e bem diversificado, para atender os mais diversos apreciadores da boa palavra. Mas, preciso dar-lhe o parabéns por relatar através de um olhar mais amplo e com fatos questionáveis o acontecimento da "tragédia de Realengo". Muito bem colocado e bem retratado, em destaque: “Quando vamos parar de tentar deixar um planeta melhor para nossas crianças e vamos começar a deixar crianças melhores para nosso planeta?”. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Amigos, dia 12/05/11 o blogspot esteve fora do ar e os posts foram perdidos. Volto depositando o que foi deixado pelos amigos.
    Obrigado, Verônica.
    "
    Rita Veronica Leão deixou um novo comentário sobre a sua postagem "BULLYING - por Cronicando":

    Não poderia deixar de externar minha surpresa ao ler seu texto... Seu blog está muito bem apresentado e bem diversificado, para atender os mais diversos apreciadores da boa palavra. Mas, preciso dar-lhe o parabéns por relatar através de um olhar mais amplo e com fatos questionáveis o acontecimento da "tragédia de Realengo". Muito bem colocado e bem retratado, em destaque: “Quando vamos parar de tentar deixar um planeta melhor para nossas crianças e vamos começar a deixar crianças melhores para nosso planeta?”. Parabéns!!!
    "

    ResponderExcluir