quarta-feira, 20 de abril de 2011

PALAVRAS ESDRÚXULAS DA LÍNGUA PORTUGUESA - por Cronicando

            A linguagem é algo espetacular. Como estudamos em algum dia na vida, a primeira e mais importante necessidade de todo ser humano é comunicar-se. Sem a comunicação, nenhuma outra necessidade seria saciada. Percebemos os esforços por parte de diversas comunidades em se entenderem. A distância etária, cultural, regional e até entre a capacidade motora e intelectual gera barreiras. O que provoca a vontade crucial de se fazer entender.

            A decodificação da intenção se faz de várias formas, mas vamos nos ater a algo específico na língua portuguesa, o que não significa que não ocorra nas outras.

            Voltemos a nossa atenção para algumas palavras esdrúxulas. Aliás, podemos começar por ela. Não poderiam escolher melhor agrupamento de letras para expressar o que é estranho. O som já nos causa esta sensação.

            Para quem precisa se fazer entender, a sonoridade é tudo. Por exemple a palavra defenestrar. O leitor sabe o que vem a ser defenestrar? Pois bem. Imaginem um jornal estampando a seguinte manchete: Mulher foi defenestrada no décimo andar do hotel em que estava hospedada. Logo pensaríamos: Coitada, vai carregar este trauma para o resto da vida. É preciso esclarecer que só se for em outra, porque do décimo andar não se sobrevive quando se é arremessado. Sim... Defenestrar significa jogar pela janela. Agora reflitamos. Para que esta palavra se a intenção é se fazer entender? Não seria mais garantido dizer que ela foi jogada pela janela?

            Tenho uma amiga que me chama de pândega. Já vou logo avisando a quem está por perto que se trata de coisa boa, para ninguém achar que sou um imbecil. Não por esta palavra.

            Uma vez me perguntaram o que me deixa iracundo. Respondi: Se tudo der certo, nunca ninguém vai chegar perto de mim pra isto. Descobri depois que já chegaram e certamente isto ocorreria muitas vezes ainda. Mas com um grande alívio em saber que iracundo é estar propenso a ira.

            Algumas palavras já são mais conhecidas, como pudico por exemplo. Mas cá entre nós, que palavra ridícula para expressar a característica de alguém que se esforça para não ser chulo. Chulo, não vou nem comentar. De igual modo temos a rubrica, que de tão feia, todo mundo insiste em dizer “rúbrica”. Sem falar em sorumbático, macambúzio, energúmeno, que fariam muitas pessoas arrepiarem e outras tantas agradecerem.

            Atossicar poderia nos levar a pensar em algum xarope caseiro bem doce ou a uma desintoxicação, mas significa dar maus conselhos. O leitor gosta de catadupa? Não é de comer. Trata-se de catarata. Barista não é quem trabalha em bar e sim especialista em café. Farripa não tem nada a ver com aproveitar uma festinha, significa cabelo ralo. Arrabalde é uma cercania e não um objeto de carregar água. Pagela é pequena parte. Alacar não significa o que o leitor está conjecturando. Significa alagar ou ceder à carga. Tá bom... Dá para fazer uma analogia. Não vou nem comentar.

            A próxima, eu vou falar o significado primeiro para que ninguém desista da crônica aqui, se ainda não fizeram. Gorjeta pode ser chamada de xixica. Agora, respondam. Pra que isto? Se alguém te chamar de coquete agradeça, mas não faça muito alarde.

            Ósculo é beijo; édulo, comestível; solipso, egoísta e diga-se de passagem o oposto a solícito. Temos também isagoge, acobilhar, estau, acontista, suble, mesto e por aí vai com inúmeras palavras da nossa língua portuguesa. Tem umas que não tenho nem coragem de colocar aqui. Nem o meu Word identificou as que coloquei, pois o meu texto está todo grifado de vermelho.

            Bom... Vou inerciar esta arasia, este acarear do erudito ao popular, pois careço de cercear o meu ofício. O tempo urge e até o momento não estou imberbe. Para ser mais claro. Vou parar com a conversa “fiada”, porque tenho de trabalhar. Estou atrasado e nem fiz a barba ainda.

            Algum herói chegou até aqui? Prove-me mandando um comentário.

            Até a próxima palavra!

15 comentários:

  1. Eu cheguei. rsrs

    Que horrorrrrrrrrrrrrr, ainda nem decorei todo o vocabulário habitual e vc me vem com isso! vou desistir de escrever...rsrs

    Bjo. Boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  2. Outro dia eu fiz um teste em família (que possui muito mais mulheres do que homens) e disse numa roda grande que quase todas as mulheres de nossa família eram umas calipígias. Precisa ter fotografado as caras de espanto, raiva, riso, incompreensão, suspense. hahahah! Nenhuma soube definir naquela hora se eu estava elogiando ou ofendendo. É uma deliciosa balbúrdia essa nossa Flor do Lácio. Abração. Kenny! Paz e bem.

    ResponderExcluir
  3. Por isso concordo com Cecília Meireles...: "Ai palavras, ai palavras...Que estranha potência a vossa..."Grande abraço.Adorei teu cantinho.

    ResponderExcluir
  4. Dá gosto ler-te; muito bom!

    Abraços

    Priscila Cáliga

    ResponderExcluir
  5. Pois é. E o melhor é quando eu invento de colocar palavras e só olho o significado depois. Quando elas caem bem, ótimo. Quando não...é complicado.

    http://dijadarkdija.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Acabei de postar no teu perfil lá no Recanto das Letras, moço.
    Gostei muito da aula de metáforas, neologismos e coisas de nosso idioma que teu texto propôs.
    Bjo e paz e uma Páscoa de poesia.

    ResponderExcluir
  7. Acareação d mui proveito rs

    Cada uma dessas palavras renderia um poema ou crônica...
    Português é msm uma lingua interessantíssima...

    cumpriste bem o ofício.

    Parabéns !

    ResponderExcluir
  8. Oi,

    Gostei muito da postagem!!

    Abraços...

    Kleber

    ResponderExcluir
  9. rsrsr, cheguei ao fim, sim! E com muito humor! Mas que assunto bem abordado e como ficou gostoso de ler, além de muito engraçado. Infelizmente temos palavras que quando ouvimos perguntamos: mas o que significa isso? Aí vem outra palavra bem simples, de total entendimento. PÔ, então pra que tanta frescurada??? Que solte o verbo sem muitas 'mirongas' rsrs... É a tal coisa: pra que simplificar se podemos complicar?

    bjs
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  10. Solipso
    que feia
    A palavra
    e ir ficando
    cada vez mais
    Solipso
    não tem
    sol
    que dê jeito
    nisso
    Solipso
    nunca mais
    vou esquecer,
    à fórceps que seja -
    ou outra
    palavra feia –
    ser
    tudo Menos
    isso !
    Solipso

    (Thanks sr Cronicando)... segue divertimento..abs rsrssr

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Cheguei meio tonta, mas cheguei... A palavra pândega eu já conhecia (e meu world não), tenho um amigo que a pronuncia toda hora.

    Divertido e informativo estar por aqui.
    Boa semana.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde.
    Muito bom!!
    Um dos melhores meios de comunicação é através da escrita. Ninguém nos interrompe.

    Um grande abraço.
    Maria Auxiliadora (Amapola)

    Estou lhe seguindo.

    ResponderExcluir
  13. é esse o obscuro caminha das línguas e das gentes: no italiano a janela é fenestra,em português chegou fresta, enquanto janela vem do deus duas caras Jano, que olha os caminhos e abre o ano.

    ResponderExcluir
  14. Oi meu amigo, parece que você encontrou o que estava procurando e sente alegria em fazer.

    Tem coisa que para vermos pricisamos ouvir aquela voz que vem de dentro. Beijo! Muitas Felicidades!

    LEO

    ResponderExcluir
  15. eu cheguei! entrei sério e saí sorrindo - é serio - rsrrs agradeço a visita ao meu recanto! escreve lá tbm? vou investigar... teu texto ta com um tom muito legal, divertido e ensinante!

    ResponderExcluir